O ensino da geografia, com foco na educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental.
Para viver com responsabilidade social e ambiental, é necessário conhecer e entender as relações sociais e ambientais existentes no espaço geográfico. A Geografia tem um papel importante neste sentido quando possibilita o estudo das inter-relações entre os elementos naturais do espaço geográfico com os elementos da produção social.
Para uma educação geográfica com responsabilidade socioambiental, o estudo do espaço vivido e percebido é menos abstrato do que o estudo de espaços distantes da realidade vivenciada, que juntamente com o ensino aprendizagem do conhecimento científico, favorece a aprendizagem do conhecimento escolar, a intervenção na construção/ reconstrução do espaço geográfico e a mudança de atitudes.
Segundo Mendonça, o termo sócio aparece atrelado ao termo ambiental para enfatizar o necessário envolvimento da sociedade enquanto sujeito dos processos relativos à problemática ambiental contemporânea.
Tanto geógrafos físicos, quanto geógrafos humanos têm se engajado conjuntamente nas atividades relativas ao ambiente, sobretudo no seu âmbito político, lutando também por melhores condições de vida. Essas questões levam: a necessidade do tratamento do meio ambiente (inteiro) com uma postura que, embora assuma o ponto de vista de alguma especificidade do conhecimento, não perca a visão do todo.
É importante considerar o ambiente natural no seu particular, mas também como parte de um ecossistema maior com sua teia de relações, que sofre constantemente a pressão do ser humano.
Investigar com os alunos sobre o uso que se faz do solo é uma das possibilidades de estudo da relação sociedade-natureza e de reflexões sobre a responsabilidade de cada um sobre o espaço vivido. Para o entendimento de como a sociedade se apropria do espaço e o utiliza é necessário que o aluno compreenda também as inter-relações entre os elementos