A revolução dos bichos
A obra foi baseada e reproduzida a partir da revolução russa de 1917. Existe o Lênin que esta na figura do porco Major, Existe o Trotsky representado pelo porco Bola de Neve e o famoso e tirano Stalin idealizado pelo porco Napoleão. Garganta que na Revolução dos Bichos tinha o poder de persuasão representa o departamento de Propaganda do Governo Lênin (porém trabalhou para Stalin dando suporte a sua imagem). No início existe uma sociedade capitalista: os que produzem (os animais) possuem menos do que aqueles que não produzem (os humanos). O Porco Major tem um sonho sobre uma sociedade sem diferenças e sofrimentos. Ele morre, mas alguns porcos realizam o tal sonho e criam uma nova ideologia (Animalismo) semelhante ao Socialismo. Entretanto o Porco Napoleão objetivando mais poder, expulsa Bola de Neve e insere um Totalitarismo na fazenda.
A fábula gira em torno da crítica ao sistema socialista e ao governo de Stalin que traiu a revolução soviética. Essa história foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e o George Orwell era anarquista. Odiava qualquer tipo de totalitarismo ou poder. Foi devido a isso que a história possui esse caráter critico da situação miserável da população soviética durante o governo desse ditador e durante a revolução.
A história mostra que apesar de ocorrer diversas mudanças, a vida naquela fazenda não iria melhorar. Isso identifica muito claramente a situação do camponês ou do operário durante esse período. Além disso, a falta de capacidade de expressão ou talvez até a permissão de criticar impede que os (trabalhadores) animais possam opinar ou derrubar esse poder.