Pedagogia da educação infantil
Agnaldo Chaves Cabral
Prof. Isolete
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História – Pedagogia da Educação Infantil 14/08/10
RESUMO
A partir das questões que se evidenciam, está despontando, atualmente, uma pedagogia da educação infantil que respeite a criança como cidadã e a coloque no centro do processo educacional. As preocupações com a infância abrem novas possibilidades e um novo caminho para repensar as concepções pedagógicas, no sentido de dar resposta às expectativas infantis, apontando para desafios educacionais e novas tendências.
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf; Pedagogia Freinet; Pedagogia Construtivista, Pedagogia Montessoriana.
1- INTRODUÇÃO
As concepções contemporâneas de Educação originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem, contudo querer ser uma verdade única e absoluta. Seu conhecimento se reveste de especial importância para o professor que deseja construir sua prática para repassar a seus alunos.
Talvez esteja na hora de pensarmos sobre os indivíduos que realmente desejamos formar, pensar em nossa forma de agir perante estas crianças que conosco estão hoje. Diante desta questão, podemos retirar as principais características de cada concepção, desenvolvendo a autonomia moral e intelectual em nossos alunos é fazendo com que os mesmos se sintam seguros para tomarem decisões em suas vidas.
É a partir desses conhecimentos que podemos propor mudanças que propiciem o desenvolvimento do fazer, representar e exprimir. Por isso, o professor deve estar a par das teorias e concepções ao problematizar suas questões do cotidiano e ao pensar sua prática, sem, contudo estar firmemente preso a uma delas. Deve, antes de tudo