pedagogia na educação infantil
RESUMO: Este trabalho visa relatar a experiência construída no desenvolvimento do subprojeto do PIBID/Pedagogia do Campus XVII da UNEB, em Bom Jesus da Lapa. O subprojeto, em andamento desde março de 2014, tem como foco a busca por indicadores para a prática pedagógica, a partir da observação e registro das crianças e de seus modos de ser e viver nos contextos das instituições de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assim como, desenvolver projetos de mediação pedagógica a partir das observações e dos estudos realizados. A partir da observação participante em uma instituição de educação infantil, discute-se algumas possibilidades e desafios da formação em contexto com referência nas culturas da infância, a partir do referencial da Sociologia Interpretativa da Infância. As reflexões apontam para fertilidade da consideração das culturas produzidas para as crianças e pelas crianças, como princípio formativo de pedagogos e pedagogas, bem como, para a produção de saberes e fazeres junto à infância.
Palavras-chave: PIBID. Pedagogia. Culturas da Infância.
INTRODUÇÃO
Neste ano de 2014, dos 66 subprojetos do PIBID/UNEB, incluindo CAPES e FAPESB, 15 são de Pedagogia. Destes 15, apenas 2 têm linhas de ação na Educação Infantil. Ou seja, 13 projetos focam apenas os anos iniciais do ensino fundamental. No Campus de Bom Jesus da Lapa, são 30 bolsistas ID, e o subprojeto tem duas linhas de ação: uma na educação infantil, com 10 bolsistas, e outra em duas escolas de anos iniciais, com 20.
Esta narrativa de experiência é gestada a partir da avaliação feita sobre as possibilidades formativas do PIBID/Pedagogia no Campus XVII da UNEB em Bom Jesus da Lapa. A inserção de 10 bolsistas de iniciação à docência na Educação Infantil, acompanhados por uma supervisora, bem como, a articulação entre diferentes saberes e olhares construídos no centro de Educação