Educação ambiental na Escola
NECESSIDADE DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE INTERAGINDO COM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
DAVID CHARLES LÉO SANAS
RESUMO
Muito se tem escrito e falado sobre os grandes problemas da humanidade, causados pela superpopulação e por prejuízos oriundos de uma era industrial muito desenvolvida, mas cada indivíduo tem uma visão diferente do que acontece com o ambiente. Este trabalho cujo tema "educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente interagindo com práticas sustentáveis", pretende corrigir este erro, sanando a falta de informação sobre as principais causas da destruição do meio ambiente. O objetivo principal foi o de desenvolver ações educativas junto aos alunos do quinto ano do ensino fundamental do Sistema de Ensino Recriar, sobre questões e problemas ambientais, através de métodos pedagógicos sendo eles: palestras, cartilha, gincanas, etc. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade natureza.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Conscientização; Horta orgânica; Sustentabilidade. INTRODUÇÃO
Educação ambiental é uma novidade da educação praticada em vários países (Freire, 1994). Foi proposta em 1.989 no Brasil com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável (Azevedo, 1996).
É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas (Oliveira, 2001).
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é