educaçao
Gessiano Lima
A educação sempre foi a ferramenta mais usada para transformar a sociedade, e nos ultimos tempos ganha novas tendencias, as novas tecnologias aliadas ao conhecimento sistematico têm sido alvo de muitas mudanças significantes. Gadotti (2000) contribui com perspectivas da educação frente ao que ele chamou de era da informação, identificando e sugerindo caminhos decomo o educador poderia se adequar a esta nova realidade. Ele, como Tilly (2006), preocupa-se com a desigualdade do acesso ao conhecimento, com os novos excluídos: os que não têm acesso à informação. Esses não estariam inseridos naquilo que Bessa (2003) referencia como “nova economia”. Teriam suas possibilidades limitadas e ficariam distantes das oportunidades.
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação. Será que todas as pessoas , estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação. A resposta seria; ainda mais amimadora, do ponto de vista de cada interesse, se por um lado esse interesse é politico por outro a sociedade clama mudança que possa ser significativa. O objetivo deste ensaio é identificar onde se insere o educador neste processo: como, quando e porque fazer uso das novas tecnologias tanto como ferramenta de trabalho para construir suas aulas quanto como instrumento para o aluno.
Sendo assim, a tecnologia nao seria a soluçao para os problemas da educaçao, mas seria meio caminho andado para sua melhoria. É bem verdade que colocar computador em cada sala de aula, de faculdade ou escola de ensino basico ou medio nao resolveria todos os problemas, mas mesmo assim concordamos que a importância da tecnologia