educaçao e seus conflitos
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS ARARAQUARA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
1º SEMESTRE – BRASIL: EDUCAÇÃO E SEUS CONFLITOS
ARARAQUARA-SP
JUNHO/2013
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS ARARAQUARA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
1º SEMESTRE – BRASIL: EDUCAÇÃO E SEUS CONFLITOS
Conclusão
Com base nos estudos desenvolvidos através da pesquisa e nos conhecimentos históricos e artigos científicos, concluímos que as avaliações externas trouxeram benefícios e também mostraram a necessidade de melhorias nos processos avaliativos e educativos nas escolas. Os sujeitos da pesquisa veem necessidade por parte da União, de mudanças que beneficiem não somente o aprendizado do aluno, mais também os profissionais que trabalham em prol deles. A desvalorização e a falta de interesse no setor da educação brasileira refletem os índices atuais do país, que nem sempre são favoráveis. Sendo assim, ainda há um longo caminho a percorrer para que a educação seja valorizada e se torne a principal prioridade de um país como o Brasil que se diz desenvolvido.
Bibliografia
RISTOFF, Dilvo. Avaliação institucional: pensando princípios. In: BALZAN, Newton; DIAS SOBRINHO, José (Orgs.). Avaliação institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995. p. 37-51.
PARO, Vitor. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz (Org.). A escola cidadã o contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998.
VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.
______________________. Fundamentos de um programa de avaliação educacional .Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n.