Os conflitos da educação e a deficiência de valores no processo educativo nas escolas municipais do bairro Henrique Jorge
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNÓLOGICAS
CURSO: GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS
MARIA EDINETE DE OLIVEIRA
Os conflitos da educação e a deficiência de valores no processo educativo nas escolas municipais do bairro Henrique Jorge
FORTALEZA – CE
2014
1-TEMA
Os conflitos da educação e a deficiência de valores no processo educacional nas escolas municipais do Bairro Henrique Jorge.
2-PROBLEMA
A deficiência de valores nas famílias influenciam os conflitos na educação?
3-INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
A educação de valores é um dos princípios básicos para a formação ética e moral do indivíduo. E são estes valores como estabelecidos na Declaração dos Direitos Humanos, que continuam a moldar a atividade educativa de todas as etapas da educação de alunos entre 3 e 18 anos. Diante do processo educativo das escolas municipais, faz-se necessário uma prática voltada para os valores éticos, usando uma metodologia de ensino, que haja de maneira preventiva aos conflitos causados pela deficiência desses valores. Uma educação que seja orientada para a paz ensinando crianças e jovens a andarem com olhos abertos atentos à realidade que os cerca, ensinando também a enfrentar desde cedo a face mais dura da vida. O propósito é estimular a família no desenvolvimento de conscientização quanto á melhoria na educação desses valores e garantir a prevenção quanto possíveis aumentos de futuros conflitos.
4-OBJETIVO GERAL
Compreender a ideia de valores, analisar a situação-problema, buscando soluções para conflitos na escola e trabalhando a reflexão relacionada à necessidade desses valores no processo de aprendizagem educacional.
5- QUESTÕES E HIPÓTESES
- Como pais e alunos se comportam no convívio entre si.
- A estrutura psicológica da escola está preparada para acolher crianças com diversidades de problemas e conviver com eles diariamente.
- A escola está