resumos
O autor do artigo Caetano da Providência Santos Diniz formou-se em Psicologia pela
Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2002, incluindo a habilitação em bacharelado, licenciatura plena e formação de psicólogo, ainda pela Universidade Federal do Pará este autor tornou-se especialista em Informática e Educação e mestre em psicologia. Atualmente, especialista trabalha como docente na graduação e na especialização pela UFPA e também como psicólogo clínico em um centro de saúde. Em seu artigo, o autor destaca a linguagem como ferramenta de grande importância para a formação do ser humano, para isso apresenta a teoria do ser histórico-cultural, expondo conceitos, exemplos e comparações de alguns autores dessa teoria como Vygotsky. Além disso, o mestre em psicologia expõe a forma de aprendizagem das crianças e destaca três momentos da fala: a social, a egocêntrica e a interior, as quais estão ligadas ao relacionamento que estas crianças estão tendo com o meio.
Como chave para iniciação de seu artigo, o artigo coloca o período em que surgiu a teoria histórico-cultural e os seus principais representantes da época, os quais alegavam que o ser humano nasce com um potencial e este deve ser usado para aprender outros potenciais. Em seguida, descreve o ser humano como um ser histórico-cultural, pois este aprende por meio do ambiente que o cerca, ou seja, seu desenvolvimento esta relacionado com as suas condições de vivência.
Após isso, o autor descreve a relação existente entre o pensamento e a linguagem, mostrando que o uso da palavra proporciona superioridade do ser humano em relação aos animais. Um exemplo apontado seria a evolução humana, em que o homem passou a usar instrumentos para facilitar sua existência. Assim, o principal objeto para a raça humana seria o uso simbólico da palavra e, posteriormente o uso da linguagem.
O desenvolvimento da fala das crianças