Dificuldade de aprendizagem
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DECORRENTES DE RELAÇÕES FAMILIARES:
A CRIANÇA QUE SOFRE DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, NO SEU DESPERTAR PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Por: ROBSON FRANCISCO DAS CHAGAS
Orientadora PROF SILVIA
Rio de Janeiro, Abril de 2005
2
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DECORRENTES DE RELAÇÕES FAMILIARES:
A CRIANÇA QUE SOFRE DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, NO SEU DESPERTAR PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
OBJETIVOS: Apresentação de monografia à Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia e Orientação Educacional.
3
4
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, pois “Há um só Deus, o Pai de todos, que atua acima de todos, por todos, em todos” Efésios 4,6.
5
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus filhos Bruno, Rebecca e Daniel, pela compreensão de minha ausência em determinados momentos. “Toda criança nasce, sabendo ler nos olhos, nos gestos, nos silêncios dos pais”. P. C. VASCONCELOS JR.
6
RESUMO
Resumo do trabalho apresentado à Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Pós-graduação Latu Sensu em Psicopedagogia e Orientação Educacional.
POR QUE A CRIANÇA NÃO APRENDE?
Este trabalho tem por objetivo abordar as dificuldades no processo de aprendizagem, discriminando os principais problemas de aprendizagem, sob as perspectivas da Escola, do meio ambiente e do próprio aluno.
Sob um olhar psicopedagógico, apontar as ordens dominantes que condicionam o fracasso escolar. Para tanto, estes estudos são fundamentados em pesquisas na área de administração escolar, supervisão escolar, psicopedagogia, didática e avaliação. Autores e seus títulos, embassam e