Psicologia da educação conflito, frustração e ajustamento
Conflito, frustração e ajustamento
Introdução
Este trabalho de pesquisa visa entender a personalidade e os problemas que geram estados psicológicos conhecidos como: conflito, frustração, e ajustamento.
Desenvolvimento
1. CONFLITO
Denomina-se conflito o estado psicológico decorrente da situação em que a pessoa é motivada, ao mesmo tempo, para dois comportamentos incompatíveis. O conflito nasce precisamente da necessidade de se fazer uma escolha, uma opção. A satisfação de um motivo leva automaticamente ao bloqueio da frustração do outro. Alguns definem conflito como o resultado da oposição de duas forças igualmente fortes.
Na vida, os conflitos experimentados são muito complexos, podendo envolver um, dois, três ou mais motivos-meta ao mesmo tempo. Os conflitos se classificam geralmente em três tipos básicos: aproximação – aproximação, afastamento-afastamento e aproximação-afastamento.
1.1. Conflito aproximação-aproximação: ocorre quando o indivíduo se sente motivado ao mesmo tempo para duas metas positivas que se excluem mutuamente. Em geral este tipo de conflito se resolve, após determinado período de indecisão. A indecisão pode ser mais ou menos dolorosa, dependendo da importância do assunto o qual se deve tomar a decisão. Embora a indecisão, a escolha é sempre mais fácil. A alternativa não escolhida poderá repetir-se no futuro.
1.2. Conflito afastamento-afastamento: resulta da ocorrência de duas alternativas indesejáveis. As circunstâncias obrigam o indivíduo a uma decisão, uma escolha, nascendo então à tensão, à ansiedade e a frustração. Contudo, há uma válvula de escape, que seria o adiamento da decisão, esperando assim que o tempo resolva esse enigma ou até mesmo deixar que as coisas aconteçam.
1.3. Conflito aproximação-afastamento: envolve um mesmo objeto para o qual nos sentimentos ao mesmo tempo atraídos e repelidos. O