Tecnologia para planejamento e operações logísticas
UM POUCO DE HISTÓRIA.
“A marca NATURA, que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada em 1969 por Antonio Luiz Seabra, como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Nela, Seabra e apenas sete funcionários vendiam seus produtos e prestavam consultoria de beleza aos usuários da marca. Foi atendendo e conversando com seus clientes que eles constataram o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é a expressão de autoestima do indivíduo. A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos, e também na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. A NATURA era movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.” (fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com/).
Essa harmonia entre o bem estar/estar bem, ou seja o indívíduo estar bem consigo mesmo e estar bem com a sociedade (natureza) é algo muito difícil de se alcançar. Tudo isso depende não só do produto criado, mas também de como esse produto vai ser comercializado. É válido dizer que a Natura, não trabalha somente com um faixa etária: por exemplo há linhas de produtos infantis, para adolescentes, adultos, atendendo tanto o público masculino, como feminino também.
Mas como alcançar todo esse público? Como a Natura investiu seu capital? Quais são os departamentos existentes para que a missão logística seja atingida? Quais tecnologias são aplicadas à logística?
A Empresa trabalha com um sistema de venda direta, é através de seus consultores e consultoras, que os produtos