Psicologia para preparatório de ingresso à uma Faculdade
2- Introdução
A humanidade desde sempre colocou inúmeras questões acerca do mundo que a rodeia, procurando respostas que lhe atenuassem a angústia e a inquietação. Contudo a natureza não foi o único objecto destas interrogações. Este também passou a refletir sobre si mesmo e sobre a vida humana, nomeadamente sobre suas emoções, inquietações, sentimentos, o porquê da existência, do nascimento, da morte... É deste modo que nasce o conceito de alma, onde reside a raiz etimológica da psicologia:
Psiché (alma) + Logos (razão, estudo). Todavia, o termo psicologia só aparece no século XVI com Rodolfo Goclénio.
Tem-se afirmado que a psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história. Assim, ela é tão antiga e tão nova.
Tão antiga – Ela já era estudada desde os primórdios mas dentro da filosofia, pois, todo saber na época era amalgamado sob o nome comum de filosofia. O estudo da mesma cingia-se simplesmente nas sensações.
Tão nova – Somente no século XIX e no ano de 1879 é que o Alemão Wilhem Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia experimental na universidade de Leipzig na Alemanha e com isto ganha então o estatuto de ciência autónoma, desmembrando-se da filosofia.
Definição etimológica
A palavra psicologia provém de duas palavras gregas Psiché + Logos.
Psiché – Alma, Espírito e mente.
Logos – Tratado, estudo, ciência abordagem, ou razão.
Sintetizando, é o estudo da alma, espírito ou da mente.
Definição na actualidade
A psicologia é o estudo dos