educaçao especial
1ª questão - Gostaríamos que vocês abordassem as questões problematizadas nas primeiras aulas: 1 e 2, principalmente, podendo incluir também os pontos trabalhado nas aulas 3 e 4.
2ª questão - Porque de acordo com a cultura em que vivemos com as informações de que dispomos, com nossas crenças e convicções, de acordo também com nossa religiosidade e como nosso entendimento sobre a deficiência, explicamos, agimos e, principalmente, justificamos nosso comportamento em relação às pessoas consideradas, por algum motivo, diferentes.
3ª questão -
Primária – significa prevenir a ocorrência de deficiências. Programas de prevenção contra o uso do álcool e de drogas, vacinação das mães contra determinadas doenças (rubéola dentre outras) são algumas medidas que visam evitar o aparecimento de deficiências.
Secundária – Com o problema instalado busca-se, com essa prevenção, um diagnóstico precoce na tentativa de evitar limitações permanentes ou controlar ao máximo as suas conseqüências. Exemplo: programas de estimulação precoce.
Terciária – As ações realizadas têm dar atendimento adequado à pessoa com deficiência de forma a reduzir as conseqüências dos problemas gerados pela deficiência. Exemplo: programa de reabilitação.
4ª questão - Os processos internos de maturação determinam limites físicos que devem orientar o trabalho realizado na estimulação precoce buscando ações que favoreçam o melhor desenvolvimento, prevenindo e remediando os desvios do desenvolvimento infantil. Um pequeno resumo de como acontece o desenvolvimento e crescimento infantil
1. o desenvolvimento motor no primeiros anos se dá via 2 tendência cefalocaudal – da cabeça para os pés ,e próximo-distal – do tronco para as extremidades;
2. os processos internos de maturação controlam grande parte do crescimento e desenvolvimento físico. Por exemplo, só é possível segurar coisas com as mãos depois que os músculos e ossos do braço estiverem