Ficha de biologia
Classificação: _________________________________________ Professor : __________________________
I
A serra de Sintra constitui um doma isolado, de forma elíptica, com 10 km por 5 km, com uma orientação aproximada este-oeste. Esta serra é o resultado da ascensão continuada de um maciço magmático proveniente de pequena profundidade e que se iniciou há cerca de 82 M.a. Esse maciço iniciou a sua ascensão sob uma capa de rochas sedimentares, essencialmente constituídas por calcários e margas, semelhantes às que atualmente circundam o referido maciço. A ascensão do maciço de Sintra empolou esta cobertura sedimentar, que se foi deformando em doma até partir e ser desmantelada pelos agentes geomorfológicos erosivos, nomeadamente pela água de escorrência. A ação erosiva destes agentes acabou por expor, há cerca de 65 M.a., as rochas magmáticas que constituem a serra.
A ascensão do maciço teve ainda outras consequências. Com efeito, o maciço, proveniente de áreas com temperaturas mais elevadas, exerceu sobre as rochas encaixantes uma enorme pressão e provocou um forte aumento de temperatura. As transformações causadas, denominadas genericamente por metamorfismo de contacto, modificaram as rochas encaixantes, formando uma auréola. Esta auréola de metamorfismo está ainda patente no relevo a sul e a oriente da serra.
Adaptado de http://www.aml.pt/
1.
Selecione a opção que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correta.
As rochas magmáticas que constituem a serra de Sintra são__________________, uma vez que resultaram__________________da crusta.
(A) intrusivas (...) da cristalização de material rochoso fundido no interior
(B) extrusivas (...) da cristalização de material rochoso fundido no exterior
(C) extrusivas (...) da recristalização de material rochoso fundido no exterior
(D) intrusivas (...) da recristalização de material rochoso fundido no