Educadores e educandos
profuncionário- técnico em alimentação escolar pratiques O ensino escolar significa uma atividade ofertada numa escola credenciada, pelos os órgãos componentes, no qual se vivencia e se partilha saberes e conhecimento, numa relação entre professor e alunos de maneira intencional, organizada e sistemática como a finalidade de possibilitar que o estudante conheça, questione, interaja e não apenas se aproprie da cultura produzida mais também, inove participando das decisões inventadas novas formas culturais.
O ensino escolar tem como resultado a obtenção de certificados, diplomas ou títulos.
Quando falamos em educação estamos falando de várias formas de apropriação de conhecimentos. A educação ocorre em todos os lugares em que haja contato social. É uma prática social de homens e mulheres e é adotada com o objetivo de socializá-los e humaniza-los culturalmente. Significa que nós somos seres históricos, produzimos nossa história menores culturas, valores, crenças, sonhos e utopia. Com certeza todo conhecimento que adquirimos muda nossas vidas assumindo grande relevância na formação humana.
Passamos a conhecer e a exigir nossos direitos, além de facilitar e aperfeiçoar nossa participação nas decisões de conselhos, associações e em vários outros aspectos em nosso município. Passamos a ver o mundo de outra maneira, a agir e compreender que precisamos adquirir cada vez mais conhecimento.
Os processos de socialização e as práticas sociais decorrentes da colonização portuguesa, incluindo a institucionalização da escola, tinham como princípios: a transmissão de valores, a transplantação da cultura e da visão de mundo dos europeus e a doutrinação e evangelização católica dos povos conquistados.
Neste período, dentro dos colégios havia uma hierarquia das tarefas. Uns religiosos exerciam o ministério do sacerdócio, outros irmãos missionários que fizeram votos, dedicavam-se às tarefas nos teares, na agricultura, nas