educador e educando
A escola é uma instituição social, sua principal atividade é o ensino e a aprendizagem reconhecida socialmente. É o espaço da diversidade, reúnem homens e mulheres, crianças e adultos, negros e brancos, alunos, professores e funcionários, com o objetivo de humanizá-los socialmente. E todos têm o papel de valorizar e respeitar as culturas das diferentes pessoas.
As escolas sofreram mudanças importantes ao longo do tempo e passaram a não somente ensinar a ler e escrever, mas também desenvolver uma prática voltada para o respeito, os valores culturais e sociais.
Esta unidade fala de quando os colonizadores ocuparam estas terras, já habitadas pelos nativos, aonde vieram com eles padres da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas, com os objetivos de evangelizar e catequizar os nativos, mas para isso era preciso mudar muitos hábitos.A atitude dos jesuítas e de outras ordens missionárias foi dúbia em relação à questão indígena. Se de um lado se posicionaram contra a escravidão indígena, por outro confinaram os indígenas nos chamados aldeamentos cristãos, onde, através da catequese, obrigavam esses povos abandonar seu modo tradicional de vida.
AULAS RÉGIAS
Esta unidade fala da expulsão dos padres da Companhia de Jesus que foi o marco inicial de instauração do processo de laiscização da vida pública e da educação em novembro de 1772, mesma época em que as aulas régias avulsas foram criadas.
O Marquês de Pombal era um homem pragmático que pretendia colocar Portugal à mesma altura que outras nações europeias, na modernidade. A educação escolar que ele conduziu era utilitária e profissional, como deveria ser na Colônia, a quem cabia copiar e imitar os sistemas educacionais das nações europeias. que era formal e tinha por finalidade formar os quadros dirigentes para a administração pública.
Durante o século XIX, a elite queria viver como os costumes dos europeus.
A população oprimida e