Demonstração Contábeis
Franciele Cardoso Silveira Simon Thais Mendes Mateus Claudio Luiz Garpar Junior
1.INTRODUÇÃO
De acordo com Claude Shannon (1916-2001): a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro. Se utilizado no contexto de sistemas de informação, o termo relaciona-se à organização de dados brutos. A informação representa o dado interpretado, contextualizado ou utilizado por alguém. Considerando que informar é dar forma a algo, informação é o dado bruto lapidado, formatado, comunicado por algum agente.
Segundo Mc Gee e Prusak. ( 1994) apud Beuren ,(2000) : “ No atual contexto empresarial, a informação é um recurso imprescindível para as empresas, podendo verdadeiramente representar uma vantagem competitiva para determinadas organizações” .
Para Padoveze (2004:143) “o Sistema de Informação Contábil ou Sistema de Informação de Controladoria são os meios que o contador geral, o contador gerencial ou o controller utilizarão para efetivar a contabilidade e a informação contábil dentro da organização, para que a contabilidade seja utilizada em toda a sua plenitude”
Segundo Iudícibus (1985 p. 153): Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento. Por esse motivo é tecnicamente chamado de “Balanço Patrimonial”.
Na mesma linha de Raciocino, Gonçalves apud Iudícibus. ( 1996 -2003): nos mostram : “A Demonstração do Resultado - DR demonstra de maneira sintetizada, as operações desempenhadas pela corporação, durante o exercício social, explanada de forma a enfatizar o resultado líquido do período”.
(GONÇALVES, 1996, p. 315), (IUDÍCIBUS, 2003, p.326).
As demonstrações contábeis, denominadas pela Lei nº 6.404/1979 por demonstrações financeiras, são relatórios elaborados com base na