Qualidade de Vida na Gestação
1. INTRODUÇÃO
A gestação é um momento tão sublime na vida de uma mulher, e um evento muito complexo, com diversas mudanças, em várias esferas da vida da gestante. As transformações são tão agressivas à saúde da gestante chegando a atingir seu bem-estar, o seu estado físico, psicológico. (BARACHO; 2002)
As alterações sofridas na gestação ocorrem promovendo desequilíbrio de todo seu corpo sendo elas anatômicas, funcionais, fisiológicas e psicológicas (MORENO; 2009)
A gravidez é um período de transição onde se verificam enormes mudanças e ajustamentos físicos e psicológicos. O processo da gestação é complexo, dinâmico e transformador. Vivenciar este processo significa entender a gravidez como um fenômeno de dimensões socioculturais, além da dimensão física marcada pelas transformações do corpo. (LIMA; 2006)
Em relação às fases da gestação é importante observar que há alterações a cada trimestre que serão vivenciadas de forma muito peculiar por cada uma. O que irá influenciar é a historia de vida, o lidar com as transformações, o organismo, as condições sociais e financeiras. (RELVAS; 2000)
A principal causa das diversas modificações no corpo da mulher é o alto nível de progesterona, que deve ser mantido, para dar condições fisiológicas para o desenvolvimento do feto e preparar o corpo feminino, criando condições físicas adequadas para o parto. (BARACHO; 2002).
Na gestação são várias as alterações que ocorrem à principal delas é no sistema reprodutor seguindo das alterações renais, cardiovasculares, gastrintestinais, metabólicas, respiratórias, endócrinas e dermatológicas. (MORENO; 2009)
Gravidez é um período fisiológico na vida reprodutiva da mulher que se caracteriza por modificações físicas, psíquicas e sociais num curto espaço de tempo. Ao engravidar e se tornar mãe, a mulher vivencia momentos de dúvidas, inseguranças e medos. (MIRANDA et al 2004)