Educacão inclusiva
Acessibilidade da criança deficiente na escola
Flavia Regina Machado Boeira
Prof. Carmelita Gutz
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi
Licenciatura e artes (ART0089) – Educação Inclusiva
18/06/2012
RESUMO
Neste trabalho teremos como objetivo principal procurar formas de melhorar o acesso ao ambiente escolar para as crianças deficientes, para que possam usufruir de uma educação tranquila e de qualidade. Discutiremos o assunto em uma visão geral do contexto global, buscando ferramentas, práticas e recursos que nos orientará sobre a melhor forma de incluirmos estes alunos.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Conceitos. Acessibilidade. Deficiência.
INTRODUCÃO
Este trabalho tem por finalidade estudar os aspectos e a importância de facilitar o acesso de crianças com necessidades especiais as redes de ensino. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 10 por cento da população mundial vive com algum tipo de deficiência. As pessoas deficientes enfrentam barreiras atitudinais e físicas que levam a exclusão da sociedade.
Este problema precisa ser gerenciado, adaptado ou alterado para cada circunstância. As crianças com deficiências têm direito a educação tanto quanto as crianças ditas como "normais".
A deficiência é reconhecida como um dos fatores mais potentes da marginalização educacional no mundo todo.
Acolher e incluir crianças com necessidades especiais significa adaptar o sistema escolar às necessidades de seus alunos, fazer com que alunos especiais façam parte do convívio escolar. Um único sistema educacional de qualidade para todos.
A deficiência não está ligada apenas ao aspecto físico, mas também ao aspecto social. A pobreza é tanto causa como consequência de deficiência.
Pessoas em países em desenvolvimento são mais susceptíveis de serem afetadas por doenças transmissíveis, materna ou perinatal e