educacao infantil
Antes de qualquer tratamento, um exame físico deve ser feito para descartar outras causas para o comportamento da criança, tais como: infecção crônica do ouvido médio, sinusite, problemas visuais ou auditivos, ou outros problemas neurológicos. Existem tratamentos alternativos como o fitoterápico e homeopático que têm demonstrado eficácia no tratamento do déficit de atenção. É essencial que o tratamento ocorra de forma cautelosa, em um ambiente calmo e carinhoso. O tratamento de crianças com TDAH exige um esforço coordenado entre os profissionais das áreas médicas, saúde mental e psicológica, em conjunto com os pais. Esta combinação de tratamento oferecidos por diversas fontes é denominada de intervenção multidisciplinar.
Um tratamento com esse tipo de abordagem inclui: - treinamento dos pais quanto à verdadeira natureza do TDAH e um desenvolvimento de estratégias de controle efetivo de comportamento. - um programa pedagógico adequado; - aconselhamento individual e familiar, quando necessário para evitar o aumento de conflitos na família; - uso de medicação quando necessário.
De acordo com alguns especialistas, os medicamentos mais utilizados para o controle dos sintomas do TDAH são
os psicoestimulantes. Setenta a oitenta por cento das crianças e dos adultos com TDAH apresentam uma resposta positiva. Esse tipo de medicamento é considerado "performance enhancer"; Portanto, eles podem, até certo ponto, estimular a performance de todas as pessoas. Mas, em razão do problema específico que apresentam, crianças com TDAH apresentam melhora dramática, com redução do comportamento impulsivo e hiperativo e aumento da capacidade de atenção. Algumas dicas para ajudar seu filho com TDAH:
Comunique regularmente com o professor do seu filho;
Mantenha uma programação diária consistente, com hora certa refeições, atividades externas, tema de casa.
Cuide para que seu filho siga uma dieta saudável e variada;
Certifique-