Educacao Fisica Pedagogicista
Educação Física
• Profª.: Elaine Carneiro
• Alunos: 12201406 - Adriana Alves
511145 - Alessandro Carvalho
12200748 - Celso Barcelos
14103573 - Débora N. P. Aguiar
11100361 - Marcos Carvalhal
12202273 - Renata Cristina
12201320 - Tiago Balbino
12102881 - Viviane Oliveira da Conceição
EDUCAÇÃO FÍSICA
PEDAGOGICISTA
INTRODUÇÃO
A Educação Física Pedagogicista tem como função mostrar que a EF pode ter um papel fundamental para a formação do jovem de hoje, visto que seu papel é de promover os jovens como cidadãos críticos.
O autor nos chama a atenção que nesta tendência deve deixar de lado a concepção de que a EF, só é reconhecida como uma matéria que proporciona lazer e saúde, mas acima de tudo, leva o cidadão a se torar um ser pensante e idealizador dos seus atos.
A Filosofia da EF Pedagogicista
Com a concepção da EF Pedagogicista como uma “disciplina educativa por excelência”, tinha como modelo as escolas de EF
Americanas, que visavam promover saúde, desenvolver habilidades fundamentais para a vida, formar caráter, formar o bom cidadão, a preparação vocacional...
Esse modelo, ligado ao trabalho escolar, acaba colocando a EF como “centro vivo” da escola pública, sendo responsável por particularidades educativas que as disciplinas instrutivas não dão conta como fanfarras, jogos, desfiles e etc. Assim, a EF acaba por cumprir um ponto importante da educação liberal: Formar cidadãos.
Resumo
A Educação Física Pedagogicista aparece após a tendência militarista. Ela esta ligada intimamente ao crescimento do ensino público nos anos 50 e 60.
O desenvolvimento industrial e a urbanização acelerada do Brasil, junto com o regime político que se baseava no voto, trouxe para as elites um fenômeno da pressão popular.
Desse momento a escola pública se consubstanciou, numa reivindicação das classes populares.
A democracia populista, suscetível a tais anseios, viu-se na obrigação de ampliar a rede pública de ensino.
“Em 1940, no estado de São Paulo,