EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA,MILITARISTA,PEDAGOGICISTA,COMPETITIVISMA E CRÍTICA

681 palavras 3 páginas
EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA,MILITARISTA,PEDAGOGICISTA,COMPETITIVISMA E CRÍTICA
2.1 Educação Física Higienista

Ela da ênfase em relação à questão da saúde. Para tal concepção, cabe um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes saúde individual das pessoas ela age como protagonista num projeto de “assepsia social”. A perspectiva da educação higienista vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação. Sua filosofia é produto do pensamento liberal.

2.2 Educação Física Militarista

A educação física militarista não se resume numa prática militar de preparo físico é acima disso uma concepção que visa impor a toda a sociedade a padrões de comportamento estereotipados, frutos da conduta disciplinar própria ao regime da caserna, seu objetivo principal fundamental é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra. Para tal concepção deve ser suficientemente rígida para “elevar a Nação” à condição de “servidora e defensora da Pátria”. Sua filosofia era o “aperfeiçoamento da raça” seguindo assim as determinações impostas pelas falsas conclusões encetadas pela biologia nazi-fascista.

Segundo Ghiraldelli (1991) a Educação Física Militarista predominou no Brasil entre 1930 e 1945, e influenciou na concepção de treinamento para o esporte de rendimento. Tendo a coragem, a vitalidade, o heroísmo e a disciplina exacerbada como sua plataforma básica, a concepção de treinamento referida pelo autor, visava impor a toda sociedade padrões de comportamento estereotipados. Seu objetivo era a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta e a guerra, colaborando assim, no processo de seleção natural, eliminando os fracos e premiando os fortes.

2.3 Educação Física Pedagogicista

Tem a

Relacionados