Educa O F Sica No Brasil 1 E 2 Tempo
Ana de Paula F. Rodrigues
Eliakim Tavares Rodrigues
Giliarde Tolosa Martins
Jason Correa
Josiane Macedo Freitas
Ildaci Farias da Costa
Manoel
Oberdan Viana da Silva
Wenderson Pantoja Pinheiro
Professor: Hilton Martins – Educação Física
A EDUCAÇÃO
FÍSICA NO BRASIL
PRIMEIRO TEMPO e SEGUNDO TEMPO
Introdução:
A atividade física está presente no mundo desde os primórdios da humanidade. O ser humano pode ser considerado uma raça ativa por natureza, pois os nossos ancestrais utilizavam o corpo como meio de subsistência. Com a vinda dos colonizadores, o homem passou por muitas mudanças de hábitos que fizeram-no abdicar de atividades que supriam essa necessidade fisiológica de estar sempre ativo. Assim, como consequência do novo modo de vida, o ser humano passou a se dedicar à outras atividades cotidianas.
No transcorrer dos anos, a Educação Física foi se modificando de acordo com as diretrizes dos diferentes governos, as influências internacionais e, as mudanças na sociedade. No contexto escolar, por meio de uma análise histórica. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo tecer uma breve discussão sobre as principais modificações ocorridas na Educação Física escolar desde o Brasil colonial até os dias atuais.
PRIMEIRO TEMPO
A atividade física no
Brasil dos primeiros habitantes, é muito parecida com a da pré
- história.
O homem sentiu necessidade de caçar, fugir ou lutar para sobreviver.
Os indígenas na luta pela sobrevivência, praticavam diversas atividades físicas como: o arco e flecha, a natação, a luta, a caça, a pesca, a montaria, a canoagem e as corridas faziam parte do seu diaa-dia. Tudo leva a crer que a primeira prática esportiva introduzida no
Brasil foi o remo.
Os indígenas em nada contribuíram para a educação física brasileira.
Porém o jogo da peteca foi a única contribuição original dos indígenas ao universo esportivo nacional.
Os negros adotaram a capoeira como uma forma de defesa para se defenderem