Educa O Nutricional Original
Grupo de adolescentes com Anorexia e Bulimia
1. Diagnóstico
Adolescentes do sexo feminino, de classe sócio-econômica média e alta, apresentam um receio exagerado de ganhar peso, sendo este o primeiro passo para incorporar o "medo mórbido de engordar" como característica psicopatológica da anorexia nervosa, juntamente com o emagrecimento, a distorção da imagem corporal e a amenorréia.
A baixa auto-estima bem como a distorção da imagem corporal são os principais componentes que reforçam a busca de um emagrecimento incessante, levando à prática exagerada de exercícios físicos e jejum.
Apresentam episódios bulímicos e alguma prática de purgação (vômitos, diuréticos e laxantes), são mais impulsivas e apresentam aspectos de personalidade diferentes de pacientes que usam apenas práticas restritivas e são mais perfeccionistas e obsessivas.
2. Objetivo
O objetivo deste trabalho em grupo é realçar os aspectos que envolvem o acometimento dos transtornos alimentares, buscando salientar o processo histórico sobre o desenvolvimento dos transtornos alimentares mais comuns (anorexia e bulimia), as classificações atuais, as complicações geradas a saúde e ensiná-las a ter uma alimentação saudável e a escolha da prática de atividade física adequada.
3. Conteúdo Programático
- Abordar as causas e conseqüências provocadas pela anorexia e bulimia;
- Educação Nutricional;
- Benefícios da atividade física adequada;
- Abertura para perguntas;
- Encerramento.
4. Estratégia, métodos e recursos
4.1. Estratégia
Apelo aos participantes para uma mudança de hábitos alimentares
4.2. Métodos
Dinâmica de apresentação “Aprendendo o nome”, vídeo educativo e “Dinâmica do Espelho”.
4.3. Recursos
Data show, computador, vídeo educativo e objetos para a dinâmica.
5. Avaliação
Momento de abertura a perguntas para esclarecer dúvidas e expressar suas opiniões a respeito do encontro.