Atps De Fisica 2
INTRODUÇÃO
Essa atividade é importante para discutir as cargas em movimento, isto é, corrente elétrica e relacionar com resistência elétrica. Essa etapa também é importante para compreender os cálculos envolvidos em um circuito elétrico como potência e energia.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
DESENVOLVIMENTO
Passo 1
Determinar a expressão para a corrente i (o fluxo das cargas elétricas associadas ao pó)em uma seção reta do cano. Calcular o valor de i para as condições da fábrica: raio do x 10-3 C/m3.
I = Q/∆t ∆t=d/v
∆t=(5x〖10〗^(-2))/2
∆t=2.5x〖10〗^(-2)s
I = ( 1.1 x 〖10〗^(-3))/(2.5x〖10〗^(-2) ) i =〖 4.4 x 10〗^(-2) A
Passo 2
Determinar a taxa (potência) com a qual a energia pode ter sido transferida do pó parauma centelha quando o pó deixou o cano. Considerar que quando o pó saiu do cano e entrou no silo, o potencial elétrico do pó mudou e o valor absoluto dessa variação foi pelo menos igual a diferença de potencial calculada no passo 2 na etapa 2.
P= U.i→P=-1,55.105 . 1,7.10-5=2,64W
Passo 3
Calcular a energia transferida para a centelha se uma centelha ocorreu no momento emque o pó deixou o tubo e durou 0,20 s (uma estimativa razoável).
E=P. ∆t →2,64 . 0,20=0,53 J
Etapa 4
INTRODUÇÃO
Essa atividade é importante para compreender o campo magnético terrestre e atuação dele numa determinada região. Nessa atividade também definir as medidas de segurança na instalação de uma fábrica de pó.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
“A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensascorrentes elétricas que circulam em seu interior”.O campo magnético terrestre impede que diversas partículas de radiações cheguem à superfície da Terra.Sabemos que o Sol é a estrela do nosso sistema solar, sabemos também que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço. Percebemos essasradiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em