Relat Rio De Est Gio 2015
A Farmácia Municipal de Sengés objetiva a dispensação de medicamentos de forma gratuita a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e também da rede privativa de saúde.
Situada há aproximadamente quatro anos na região central da cidade, concentra em uma única sede a dispensação de medicamentos a todos os pacientes provenientes das Unidades Básicas de Saúde do município bem como as prescrições oriundas de clínicas privadas e de outros municípios, além de estar estrategicamente próxima do Hospital local.
As farmácias Municipais e Estaduais são vinculadas através da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Estas, de acordo com a Portaria GM/MS nº 533/2012 determinam a Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) como um dos seus eixos estratégicos, determinando quais medicamentos obrigatoriamente devem estar disponíveis nas redes de atendimento, nas suas diferentes esferas (Estadual e Municipal) visando a garantia do tratamento medicamentoso, bem como o uso racional dos medicamentos. No Estado do Paraná, é elaborado um novo Elenco de Medicamentos, com base na RENAME e pactuado Comissão Intergestores Bipartite do Paraná.
A aquisição de insumos e medicamentos ficam divididos em três componentes: o Componente Básico (regulamentado pela Portaria 1.555/2013, estabelece o financiamento de medicamentos e insumos essenciais destinados ao atendimento dos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Primária), Componente Estratégico (medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico, com controle e tratamento estabelecido em condutas terapêuticas e normas específicas) e Componente Especializado (Medicamentos de Dispensação Excepcional).
Através da portaria nº 1.555/2013 do Ministério da Saúde, a qual regulamenta o financiamento e execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito SUS, fica dividida nas três esferas