Educaçao
A educação se faz em um processo contínuo e sistemático e, quando se fala em Educação
Infantil, sabe-se que esse processo deve acontecer prazerosamente, envolvendo os alunos em atividades dinâmicas e concernentes à sua faixa etária e níveis de desenvolvimento. A
Educação Infantil abarca dois grandes eixos de trabalho, o educar e o cuidar, que devem estar dispostos na ação pedagógica diária e contemplados no planejamento do professor. Ao professor cabe a tarefa de mediar o processo de construção de conhecimentos de forma a promover a autonomia das crianças, no que se refere às relações sociais e ao mundo onde estão inseridos. A interação social e a rotina estruturante, oportunizadas pelo professor, possibilitam nas atividades diárias o desenvolvimento dos esquemas mentais necessários, por meio, por exemplo, da roda, do movimento e das brincadeiras para uma aprendizagem lúdica e significativa, a qual pode ser avaliada pela observação tanto do rendimento dos alunos em termos de conhecimento, como das conquistas pessoais de cada criança.
Palavras-chave: Educar e cuidar, autonomia, rotina, brinquedo, aprendizagem
A educação é o processo pelo qual o indivíduo se humaniza, integrando à sua natureza conhecimentos e valores que o tornam membro da sociedade em que vive e atual.
Na criança, o processo educativo é mais abrangente, tendo na família sua fonte formativa, para determinação do seu caráter.
É, contudo, na Escola, que ela faz a sua educação, construindo e reconstruindo o seu saber, a partir dos meios e estratégias que o professor lhe oportuniza. Daí a importância do professor trabalhar os valores de vida com seus alunos, a fim de ajudar na formação de futuros cidadãos críticos e conscientes que atuarão em sociedade.
Integrando ainda este documento, destaca-se a Conclusão, Referências Bibliográficas e
Anexos. Na conclusão, estão presentes os resultados da pesquisa desenvolvida. Assim, esperase que este trabalho possa contribuir como uma