Anorexia
A alimentação é algo de fundamental importância no desenvolvimento adequado dos jovens. A manutenção do padrão alimentar adequado e balanceado reflete na saúde física e psíquica do jovem, proporcionando assim total aproveitamento de suas potencialidades.
Comportamentos inadequados, como exclusão de alguns tipos de alimentos ou de refeições ao longo do dia e realização de dietas não balanceadas, podem aparecer isoladamente ou fazendo parte de um transtorno psiquiátrico. O transtorno alimentar mais comum entre os adolescentes é a anorexia nervosa (AN) que é uma séria condição psiquiátrica com consequências potencialmente fatais.
O ganho de peso é percebido pelos pacientes como uma perda inaceitável de auto-controle. Estudos mostram que a prevalência de vida relatada entre as portadoras deste transtorno é entre 0,5 a 3,7% dependendo de quão rigidamente os critérios de diagnóstico são definidos; já entre os homens é um décimo do citado entre as mulheres.
O diagnóstico de tal transtorno é indicado por um déficit de peso, onde o Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais DSM-IV exige uma perda de peso de pelo menos 25% do peso corporal original, ou um peso corporal menor que 85% do esperado.
Diante disso, a identificação da Anorexia Nervosa é muito importante pois, causa diversas alterações no organismo devido o déficit de nutrientes pela compulsão da ingestão alimentar com purgação, ou ausência da mesma. A união da equipe faz-se necessário no tratamento desse transtorno, lembrando que o primordial é a reeducação nutricional juntamente com o acompanhamento psicológico, psiquiátrico e clínico.
Este estudo foi elaborado através de uma pesquisa exploratória, sendo utilizados livros, teses de mestrado e artigos de internet. A maior parte dos artigos foi identificada, a partir de bases de dados do Google Acadêmico e Scielo, usando as palavras chave: “anorexia”, “anorexia nervosa”, “transtornos alimentares”. 1 Anorexia
O termo anorexia