Educa O Especial
PEDAGOGIA
ANTHONY ALEXANDER TOMASO NUNES ALVES RA: 5222101305
Aula-Tema: AVA – Educação Especial
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “Educação Especial” da turma do 6° semestre do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Profª Ana Carolina de O Cardoso.
Sorocaba – SP
Maio de 2015
Qual deveria ser a atitude da escola diante da solicitação de matrícula do Caio de acordo com os preceitos da inclusão escolar?
A escola deve conter um docente capacitado somente para inclusão de alunos com necessidades especiais, porá mais que o mesmo seja matriculado em uma sala parcial, deverá também ter esse momento com esse professor para estar acompanhando o seu desenvolvimento.
O que a mãe da criança poderia fazer para que o direito de seu filho à educação fosse garantido?
Recorrer à lei de Constituição Federal de 1988, no artigo 205, onde consta que:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Introdução –
A inclusão escolar é a educação voltada para alunos com necessidades especiais, não somente físicas e biológicas, mas também cognitiva, a qual o impeça de aprender conforme os outros alunos não portadores de necessidades especiais.
Desenvolvimento –
Todo discente portador de deficiência, são amparados pelas leis:
LDB 9394/96:
Onde ficou estabelecido que a escola é o lugar onde os alunos devem aprender, e não em instituições especializadas que oferecem Educação Especial.
Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990): documento decorrente da Conferência Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, em Jomtien, Tailândia.
Declaração de Salamanca (1994):
Resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade,