Educa O Alimentar
O documentário Muito Além do Peso retrata a vida de crianças com obesidade ou sobrepeso, que não tem bons hábitos alimentares e que já estão ou bem próximas de estar com problemas de saúde como: depressão, stress, hipertensão, diabetes tipo 2, dentre outros.
Notou-se que os pais são mal informados sobre os malefícios que causam aos filhos dando-lhes tais alimentos. As crianças mesmo informadas do que certos alimentos provocam, continuam a querer o alimento, muitas vezes por causa de um brinquedo que se ganha ao adquirir o produto, ou mesmo, por um atrativo como parquinhos em estabelecimentos. Dois fatores são causadores ainda mais preocupação é que 4 a cada 5 crianças obesas, permanecem obesas quando adultas e que os pais dessas crianças normalmente estão obesos ou com sobrepeso, não se tendo exemplo para algumas crianças.
Dados como: 33,5% das crianças estão com obesidade e sobrepeso e que 56% dos bebês tomam refrigerantes frequentemente antes do 1º ano de vida são assustadores pela grande oferta que há de nutricionistas e pela facilidade de se obter conhecimento básico com revistas e internet.
AS CRIANÇAS:
Yan tem 4 anos, obesidade e problemas no coração e pulmões. O menino tem maus hábitos alimentares, quando contrariado sobre o que quer comer faz birra para os pais que cedem aos mimos. Notou-se que os pais são obesos e não tem firmeza ao se tratar da alimentação da criança.
Apenas com a cooperação dos pais na educação alimentar do menino e a inserção de Yan em atividades esportivas pode-se ter uma melhora da sua condição de saúde.
Leo tem 9 anos, sobrepeso, colesterol alto e cansaço nas pernas. A criança tem consciência de que precisa emagrecer, para o bem da sua saúde. A mãe informa que o menino foi levado ao hospital e começou a ganhar mais peso quando a mesma se separou do marido e Leo foi diagnosticado com ansiedade e os médicos disseram que por ser muito novo e não conseguir se expressar “descontou” tudo em comida.