EDUCA O ALIMENTAR
ALIMENTAR
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Visa
promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A alimentação para os seres humanos possui significado maior do que apenas garantir as necessidades do corpo.
O
ato de comer está relacionado a valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais. Na maioria das vezes, comer é um momento de prazer e confraternização com nossos amigos e familiares.
O alimento torna-se, assim, muito mais do que uma fonte de nutrientes. Apreciamos as cores e gostamos de sentir a textura e o sabor da comida. Mas isso não é tudo! Nesse jogo de sensações, precisamos lembrar que uma alimentação saudável:
não precisa ser cara, pois pode ser feita com alimentos naturais, produzidos na região em que vivemos;
deve ser colorida e composta por alimentos variados;
precisa ter qualidade e ser consumida na quantidade certa;
deve ser segura para o consumo, ou seja, estar livre de contaminação
Procure incluir mais frutas, verduras e legumes no seu arroz com feijão. Uma alimentação boa previne o câncer!
A alimentação tem sido associada com o processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago. Alguns alimentos protegem o organismo e outros aumentam o risco de surgimento da doença. Além disso, o peso de uma pessoa também tem relação com o câncer.
Nutrientes:
são substâncias presentes nos alimentos, que nos dão energia, promovem o crescimento e o desenvolvimento e mantêm o nosso corpo saudável. Açúcar:
é fonte de energia para o ser humano. Mas, quando comemos em exagero, pode causar aumento de peso e excesso de gordura no sangue.
Gordura
trans: é produzida pela transformação de óleos vegetais em gordura vegetal hidrogenada. Está presente em produtos como biscoitos e chocolates. Consumida, em excesso, pode causar problemas de saúde, principalmente ao coração.
Gordura
saturada: é um tipo de gordura muito encontrada em alimentos de