meio ambiente
Por que plantar para colher em uma horta orgânica e terapêutica?
2- JUSTIFICATIVA
Devido à falta de recursos e conhecimento a respeito de uma alimentação saudável e de remédios medicinais, concretizou-se a importância do cultivo orgânico e terapêutico. A Horta Orgânica é um sistema de produção agrícola e sustentável, baseado na preservação e sustento a terra, ao meio ambiente e ao homem.
Esse sistema é centrado no ser humano e a base da sustentabilidade é o solo. Praticar a agricultura orgânica é além de tudo, um novo modo de pensar e se relacionar com as pessoas e com a natureza.
O cultivo de uma horta orgânica é uma forma natural de produzir hortaliças e plantas medicinais, utilizando-se práticas culturais adequadas, sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, sementes transgênicas, antibióticos e outros produtos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Além disso, melhora a qualidade de vida das pessoas, pois além de garantir alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos mais baratos, previne, educa, ocupa, e quando implantada com prazer, proporciona lazer e exercício ao ar livre. No mundo inteiro há uma preocupação dos consumidores em relação à qualidade dos alimentos, porém, há uma conscientização de que muitos problemas de saúde poderão ser evitados se os alimentos consumidos forem livres de resíduos químicos.
A implantação e condução de uma horta orgânica exigem boa disponibilidade de mão-de-obra, com maior ou menor intensidade nas diferentes épocas do ano, dependendo da diversidade de cultivos.
Visto isso, em todas as classes da sociedade e em todas as partes do mundo, há pessoas com algum tipo de deficiência mental, variando tanto quanto as causas como quanto as conseqüências. Essas variações resultam das circunstâncias socioeconômicas que os países adotam ao bem estar dos cidadãos. De muitas maneiras, ela reflete nas condições gerais da vida e nas políticas públicas sociais e econômicas de diferentes épocas.