Analise critica
É certo que desde que surgiu, em 1973, como o Motorola DynaTAC o celular vem entrando na vida das pessoas no mundo e se atualizando de uma forma quase impossível de se acompanhar. Uma comprovação para esse fato é mostrada na notícia “Google anuncia Project Tango, seu projeto de celular com realidade aumentada” que mostra funções inimagináveis alguns anos atrás.
Essas funções se focam basicamente em um rastreamento do usuário onde pode-se ver profundidades e alturas, ou seja, localização em três dimensões. Essas rápidas atualizações se relacionam diretamente com os ciclos econômicos de Kondratiev, ciclos econômicos que variam de quarenta a sessenta anos no capitalismo, mais especificamente com o quinto ciclo que se iniciou com a III revolução industrial e com o paradigma da microeletrônica, esse ciclo se foca na necessidade de inovação para conquistar o mercado consumidor.
O “Projeto Tango” se encaixa perfeitamente nessa demanda, pois, com ele, pessoas de todo o mundo terão acesso a informações de terrenos e lugares em qualquer outra parte do globo. Além disso, as empresas do ramo podem desenvolver aplicativos para tornar ainda mais dinâmico esse processo de globalização da informação e de rápidas inovações para o mercado, tornando as tecnologias mais antigas cada vez mais obsoletas.
Pode-se concluir, portanto, que a evolução da tecnologia nos dias de hoje está acontecendo de uma forma tão acelerada por causa da alta demanda de inovações causada pelo quinto ciclo de Kondratiev e cabe a cada um definir até onde essas inovações são boas ou invadem a privacidade de cada um.