analise critica
Dados Gerais
Disciplina
Professor
Discente
Turma
Telefone
Análise do Conteúdo
Títulos dos Arquivos/livros
Fundamentos de Metodologia Científica. 4ª ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001.
Autor (es)
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
Na “Descrição do Assunto” ou “Digesto” faz-se o resumo das principais idéias expressas pelos autores e descreve-se sinteticamente o conteúdo dos capítulos ou partes em que se divide a obra.
É o resumo detalhado das idéias principais. De que trata as obras? O que diz as obras? Possui alguma característica especial? Como foi abordado o assunto? Metodologia (método de abordagem, método de procedimento, modalidade empregada) e técnicas utilizadas (observação, escalas de atitudes e de opinião)? Exige conhecimentos prévios para entendê-lo?
No que tange conclusões do autor, descreve se este as faz ou não. Onde foram colocadas? (final do livro ou dos capítulos?) Quais foram? Quer separadas no final da obra, quer apresentadas no final dos capítulos, devem ser sintetizadas as principais conclusões a que o autor chegou em seu trabalho. Caso não se apresentem separadas do corpo da obra, o resenhista, analisando o trabalho, deve indicar os principais resultados obtidos pelo autor.
Enquadramento Teórico das Idéias dos Autores (no máximo 150 palavras)
Diz respeito ao quadro de referências dos autores. Modelos teóricos. Que teorias serviram de embasamento? Qual (is) o(s) método(s) utilizado(s)?
Descreva a corrente de pensamento em que se filia os quadros referenciais do autor (evolucionismo, materialismo histórico, historicismo, funcionalismo, etc.). Modelos teóricos (abordagem sócio-técnica, teoria da ação social, teoria sistêmica, teoria da dinâmica cultural, etc.).
Apreciação Crítica das Obras (no máximo 500 palavras)
O resenhista pode aceitar e utilizar, na análise da