analise critica
Auto: Marcos Coimbra Fonte: Ministério da Trabalho
Contexto: O artigo aborda a alimentação no âmbito escolar, quais as politicas adotadas sobre esse assunto, quais os problemas, os projetos que estariam sendo discutidos pelos políticos para a melhora do problema. Mostra alguns gráficos e tabelas com números informativos sobre quantos projetos e medidas foram discutidas em plenário. Trabalha com métodos qualitativos e quantitativos. O publico alvo pode ser a população geral e profissionais da área da pedagogia ou setor publico, pois mostra claramente em dados e estatísticas a qualidade da alimentação nas escolas brasileiras na época. O artigo tem por objetivo mostrar que a alimentação na formação e educação das crianças brasileiras esta defasada, mostrando a falha do setor publico com o aprendizado infantil.
2. Tema
O tema, apesar de o artigo ser antigo(1981), pode-se concluir que é algo atual, pois nos dias de hoje a alimentação escolar é muito discutida pela população e profissionais da área da educação e pedagogia.
A alimentação na escola é algo de extrema importância, pois muitas das vezes, crianças carentes que não possuem alimentação em casa realizam sua única refeição do dia na escola. Além claro de comprovado que a alimentação auxilia no processo de aprendizagem, crescimento e qualidade de vida da criança.
3. Referencias utilizadas
Uma das falhas do artigo é não possuir referencias bibliográficas, apenas algumas informações adicionais, que não possibilitam sabe de onde foi retirado todo o conteúdo, gráficos, dados e siglas presentes no artigo.
4. Consideraçoes Finais
O artigo de forma geral tem um conteúdo muito interessante, pois mostra em 1981 a realidade de 2013. O autor Marcos Coimbra, mostrou com clareza o objetivo do artigo, apesar de utilizar palavras de pouco uso pela população, o trabalho foi bem montado e com clareza em suas partes.