Palestra Educa o Alimentar
Alimentar
PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Dados dos alunos do 9º ano.
Com base nos dados colhidos juntamente aos alunos do 9º ano, podemos observar alguns pontos importantes, como:
Quantidade de refeições realizadas diariamente;
Quantidade de água ingerida diariamente;
Alimentos consumidos diariamente no lanche;
Alimentos consumidos diariamente no almoço;
Quantidade de refeições diárias.
Segundo os dados colhidos, podemos inferir que é necessária uma adequação na quantidade de refeições diárias dos alunos do 9º ano.
Devido a correria do dia-a-dia, falta de tempo, dificuldade de levar lanches de casa para a escola e muitas vezes a falta de opção de alimentos mais saudáveis, muitas pessoas continuam ainda fazendo apenas 3 refeições ao dia, aquelas básicas: café da manhã, almoço e janta. Muitas ainda nem café da manhã tomam, apenas comem algo no meio da manhã. Mesmo que se fale muito nas entrevistas dadas por profissionais nutricionistas na televisão, jornais e revistas de que o mais correto é fracionar em 5 a 6 refeições ao dia, percebemos que esse é um hábito bastante difícil de muitas pessoas seguirem. Para se ter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental a realização de 5 a 6 refeições ao dia, contemplando café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, e dependendo da hora da janta e da hora de dormir, é importante a ceia. Mas claro que devemos ter cuidado com as quantidades. Ingerir 6 refeições muito calóricas não adianta nada.
Devemos ter equilíbrio em cada uma delas.
Quantidade de água ingerida diariamente. A função deste líquido em nosso organismo é bem ampla, a água ajuda na filtração renal, na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento. Como o nosso corpo não tem condições de armazenar água, essa quantidade precisa ser reposta adequadamente todos os dias.
A quantidade de água necessária pode variar de acordo com o clima e a atividade física,