Intelig Ncia Humana
Como foi citada no artigo Inteligência Humana: Concepções e Possibilidades que foi escrito por Osvaldo José Sobral, “a inteligência é um conceito fundamental da psicologia moderna que todos utilizam; entretanto, quase ninguém consegue defini-la de modo definitivo ou pelos menos amplamente convincente. (Richardson, 1999 apud Dalgalarrondo, 2008, p.277)”
Posto isso é difícil achar um conceito que explique o que é exatamente inteligência, há um vasto campo de estudo.
È sabido que um conjunto de fatores que consegue desencadear a inteligência do ser humano, como á hereditariedade, temperamento e ao caráter, que é assimilado do meio social, conforme destacou Osvaldo José sobral (2013).
Cada ser humano nasce com a capacidade de pensar e aprender, conforme foi pesquisado isso em termos científicos seria um “Potencial Inato”.
Conforme Osvaldo José Sobral citou no seu artigo Inteligência Humana: Concepções e Possibilidade: Os fatores ambientais são agentes determinantes para a viabilização e canalização do potencial inato da pessoa. Fatores ambientais como superpopulação, ruídos, desorganização (emocional e social), tensão, mudanças constantes, problemas nutricionais, desordens familiares afetam diretamente a capacidade da pessoa em desenvolver seu potencial de inteligência. O meio social desempenha um papel importantíssimo no processo de estimulação e ativação da inteligência, no sentido de transformá-la em habilidades.
Um psicólogo norte-americano que se chama Howard Gardner desenvolveu uma teoria que se chama “Inteligência Multiplicas”, que se caracteriza com sete tipos de inteligência básicos e diferenciados entre si.
1. Musical - è a capacidade de entender a música, de tocar vários instrumentos e criar melodias.
2. Corporal e Cinestésica - é a capacidade de usar o corpo para expressar sentimentos, como dança jogar um jogo e etc.
3. Lógica-Matemática ou Numérica - são pessoas que manipulam muito bem os números e cálculos.
4. Lingüística ou