Editora tal...
Neste trabalho abordamos detalhadamente todo o processo realizado na editoração de um livro com base no sistema usado pelo IBEP – Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas. Relatamos desde o surgimento da idéia, passando pelo processo de editoração, produção, distribuição e finalmente, chegando ao consumidor. A pesquisa inclui informações coletadas na Internet, referências de mercado, literatura especializada e visita à própria empresa, para que assim, pudéssemos ter uma visão ampla da complexidade do processo como um todo e da importância de interação entre os diversos departamentos envolvidos.
Capítulo 1 - A Empresa
Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas Ltda. tem sua sede na Avenida Alexandre Mackenzie, 619 – Jaguaré – São Paulo – SP possui filiais no Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
O IBEP - Instituto Brasileiro de Edição Pedagógica foi fundado em 1965. Seus fundadores são: o advogado Jorge Antonio Miguel Yunes e o gráfico Paulo Conrado. Tinham como principal meta, renovação dos livros didáticos distribuídos nas escolas de todo o país.
Começou a produzir obras que suprissem as necessidades dos professores e alunos e a introduzir inovações gráficas importantes para o mundo dos livros didáticos. Um de seus primeiros lançamentos foi o livro: Matemática – Curso Moderno, de Osvaldo Sangiorgi.
Pioneiros na concepção do livro didático como uma ferramenta de aprendizado, transformaram-no em um objeto desenvolvido para a consulta e o manuseio diário. Nasceram assim mudanças que, aprovadas pelo mercado e adotadas por outras editoras, transformariam o livro didático brasileiro para sempre. Os formatos dos livros precisavam ser revistos e atualizados, muito dos quais se mantinham nas escolas por décadas e décadas sem nenhuma reformulação em seu conteúdo didático.
Inovar é a palavra de ordem do IBEP, sendo assim, ninguém melhor que os próprios professores para integrar como colaboradores