Técnicas de negociação
1) Por que estudar ética? R: Do ponto de vista de Gutiérrez, são vários os fatores que levam à emergência de preocupações éticas na sociedade: uma reação diante de uma crise moral, a necessidade espontânea e natural de uma maior humanização, os perigos de uma degradação, o fato de que a internacionalização e a globalização significam também integração dos diversos sistemas culturais _ e a grande mudança em termos culturais nas organizações __, além de intensa alteração nos valores pessoais.
2) Ética nas relações empresariais. R: Mello expõe que existe uma preocupação cada vez maior quanto à ética nas relações empresariais. Tal preocupação materializa-se na mobilização da população contra falências fraudulentas, escândalos financeiros e políticos, bem como na oposição a posturas antiéticas defendidas por empresas que visam, acima de tudo e fundamentalmente, ao lucro imediato. 3) Conceitos da ética. R: Segundo Wyley (1997) define conceito de ética como obrigação moral, responsabilidade e justiça social que refletem a natureza ou o caráter do indivíduo e das empresas, uma vez que estas são formadas por um conjunto de indivíduos. 4) A ética no contexto organizacional. R: Martins afirma que, no Brasil, sente-se um renascer das preocupações quanto à ética nos negócios. Segundo Gutiérrez, existem, no contexto organizacional, seis aspectos que justificam o surgimento dessas preocupações, por parte das empresas, no que se refere à sua gestão:
Mais exigências de responsabilidade social e econômica para empresários e gerentes das organizações.
Grande desconhecimento, por parte do quadro gerencial das organizações, das características básicas dos seres humanos.
Mais consciência de que os aumentos de produtividade estão condicionados à elevação da qualidade de vida organizacional.
Rentabilidade da questão ética, uma vez que traz as preocupações vitais à cultura organizacional.
O