Edificio joelma
O edifício Joelma foi inaugurado em 1971 com os seus imponentes 25 andares sendo 10 de garagem do 1º ao 10º. O Subsolo e o térreo destinados a guardar registros e documentos.
A maioria dos andares era ocupado pelo banco “Crefsul de investimentos” as salas eram configuradas por divisórias, móveis de madeira, piso arcapetado, cortinas de tecido e fornos internos de fibras sintéticas.
2º
Em 1º de fevereiro de 1974 sexta feira por volta das 08h54min
Segundo relatos ficou constato um principio de incêndio que começou no 12º andar o que não poderia ter sido pior, pôs se tratava do meio do prédio.
Segundo relatos de um sobrevivente, funcionário do banco, devido a muita queda de luz e o desarme do disjuntor do ar condicionado o mesmo foi retirado e feito uma ligação direta para impedir o desarme do mesmo.
Percebendo o fogo o funcionário foi procurar ajuda quando retornou à sala os fios da parte elétrica que ainda se encontravam expostos junto ao chão já haviam sido consumidos pelo fogo juntamente com as cortinas de tecido, minutos após o incêndio ter dado inicio a fumaça e o calor já tomavam conta de quase todo prédio impedindo as pessoas de se locomoverem, para a surpresa dos bombeiros que chegaram logo após o chamado verificou-se que os hidrantes encontravam-se fechados mesmo sabendo que no reservatório do prédio havia quase 30.000 Litros de água.
3º
Mesmo sabendo o risco que corriam muitas pessoas usaram os elevadores para fugirem das chamas, o que durou pouco, pois logo a parte elétrica sofreu uma grande pane. O mais impressionante foi saber que o prédio não possuía escadas de incêndio sem alternativas de fuga e com o pavor a flor da pele as pessoas que ali ainda estavam no Joelma tentaram se refugiar no terraço na esperança de um resgate aéreo já que o mesmo havia ocorrido ha 02 anos atrás