edificio joelma
Pesquisa
Edifício Joelma
Valparaiso, 15 de maio de 2013
Edifício Joelma
O edifício Joelma foi um prédio que foi consumido pelas chamas, o prédio localizado na praça da Bandeira na cidade de São Paulo, era 08:54 da manhã de uma sexta-feira do dia 1 de fevereiro de 1974, quando um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado deu um início de um incêndio que se espalhou rapidamente.
Em pequenos minutos as chamas se espalham rapidamente pelos pavimentos, alguns materiais inflamáveis que encontrava-se no local só ajudou com que o fogo se propagassem mais rápido. Naquele dia encontravam-se mais de mil pessoas, entre funcionários e visitantes.
Vários corpos carbonizados foram encontrados no prédio, o incêndio provocou a morte de 191 pessoas mais de 300 ficaram feridas. No ano que aconteceu o acidente não tinha muito recursos, entretanto muitas coisas poderia ter sido evitados.
Quem já leu ou viu algum documentário sobre a tragédia ocorrida, observa-se que havendo negligencia e informação naquele ano o acidente poderia sim, ter sido evitado.
Na visão de um técnico de segurança de trabalho até mesmo para quem não é tão informado no assunto vê que faltou equipamento aos bombeiros, faltou segurança contra o incêndio no prédio infelizmente faltou quase tudo no combate ao incêndio no edifício Joelma.
Deveria ter extintores de fácil acesso e visualização para o início do fogo (saber identificar primeiro a origem do fogo), será que lá tinha saída de emergência? Provavelmente não, pois eles teriam usados, deve-se ter saídas de emergências em locais como esses. Talvez até tinha mas poderia estar mal sinalizadas dificultando o acesso das pessoas que encontravam-se em pânico e nem conseguia pensar direito.
Em momentos assim, deve-se agir rápido procurar identificar a saída mais próxima e ter a certeza que e uma saída. Lugares como esse devem esta sinalizados, deve ter alarme de incêndios e quem está no incêndio