Edificio joelma
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Edifico Joelma 4
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
1 INTRODUÇÃO
O edifício Joelma, atualmente denominado edifício Praça da Bandeira, é um prédio situado na cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1971. Com vinte e cinco andares, sendo dez de garagem, localizam-se no número 225 da Avenida Nove de Julho, com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira, na lateral, e para a Rua Santo Antônio, nos fundos. Tornou-se conhecido nacional e internacionalmente quando, em 1° de fevereiro de 1974, um incêndio provocou a morte de 191 pessoas e deixou mais de 300 feridas.
2 Edifício Joelma
O prédio começou a ser construído, em 1969, pela Joelma S/A, Importadora, Comercial e Construtora que "o dotou do mais moderno sistema de incêndios", conforme afirmou um dos diretores da empresa, Jorge Cassab. Na construção foi utilizada uma estrutura de concreto armado, com vedações externas de tijolos ocos cobertos por reboco e revestidos por ladrilhos na parte externa. As janelas eram de vidro plano em esquadrias de alumínio, e o telhado de telhas de cimento amianto sobre estrutura de madeira.
O subsolo e o térreo seriam destinados à guarda de registros e documentos; entre o 1° e o 10° andares ficariam os estacionamentos; e, do 11° ao 25°, as salas de escritórios, divididas em duas Torres, Norte (virada para a Av. Nove de Julho) e Sul (virada para a Rua Santo Antônio).
Incêndio Concluída sua construção em 1972, o edifício foi imediatamente alugado ao Banco Crefisul de Investimentos. No começo de 1974 a empresa ainda terminava a transferência de seus departamentos quando, no dia 1° de fevereiro, às 08h54min da manhã de uma sexta-feira, um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado