Apresentação do aço
O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, com o carbono variando entre 0,008 a 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com 2,11 a 6,67% do último. Quanto mais carbono há no aço, mais frágil ele será. O oposto de frágil é dúctil.
Classificação do aço:
O aço pode ser classificado da seguinte maneira: • • • • Quantidade de carbono; Composição química; Quanto à constituição microestrutural; Quanto à sua aplicação.
Obtenção do aço: preparo das matérias-primas.
As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são: o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral. Ambos não são encontrados puros na natureza, sendo necessário então um preparo nas matérias primas de modo a reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência do processo.
Obtenção do aço: coqueira e sinterização.
A coqueificação ocorre a uma temperatura de 1300oC em ausência de ar durante um período de 18 horas, onde ocorre a liberação de substâncias voláteis. O produto resultante desta etapa, o coque, é um material poroso com elevada resistência mecânica, alto ponto de fusão e grande quantidade de carbono. O coque, nas especificações físicas e químicas requeridas, é encaminhado ao alto-forno e os finos de coque são enviados à sinterização e à aciaria. O coque é a matéria prima mais importante na composição do custo de um alto-forno (60%).
Obtenção do aço: coqueira e sinterização.
Na sinterização, a preparação do minério de ferro é feita cuidando-se da granulometria, visto que os grãos mais finos são indesejáveis pois diminuem a permeabilidade do ar na combustão, comprometendo a queima. Para solucionar o problema, adicionam-se materiais fundentes (calcário, areia de sílica, etc) aos grão mais finos. Com a composição correta, estes elementos são levados ao forno onde a mistura é fundida. Em seguida, o material resultante é resfriado e britado até atingir a granulometria desejada.