INCENDIO EDIFICIO JOELMA
Número de andares: vinte e cinco
DATA: 1 de fevereiro de 1974 (sexta feira)
HORARIO DE INICIO: aproximadamente 08h50min
VITIMAS: 191 mortos e mais 300 feridos por serem pisoteados, inalado a fumaça (asfixia) ou carbonizados.
NUMEROS DE OCUPANTES: estavam no local, por volta de 756 pessoas.
Origem: curto-circuito em um aparelho de ar condicionado no 12º andar que provocou um super aquecimento na fiação elétrica, gerando o primeiro foco de incêndio que se espalhou por todo o edifício.
Desenrolar dos fatos: às 08h50min horas um funcionário ouviu um ruído de vidro rompendo, proveniente de um dos escritórios do 12º andarem. Foi até lá para verificar e constatou que um aparelho de ar condicionado estava queimando. As cortinas se incendiaram e o incêndio começou a se propagar. Ele correu para apanhar o extintor portátil, mas ao chegar não conseguiu mais entrar na sala, devido à intensa fumaça. Subiu as escadas até o 13º andar, alertou os ocupantes e ao tentar voltar ao 12º pavimento, encontrou densa fumaça e muito calor. A partir daí o incêndio, sem controle algum, tomou todo o prédio. Foram feitas várias corridas de elevadores até que a atmosfera permitisse, salvando muitas pessoas. O fogo se alastrou rapidamente devido as divisórias de madeiras presentes no prédio.
Extinção do fogo: Feita pela FAB (Força Aérea Brasileira) e o corpo de bombeiros.
Término: ocorreu a extinção por volta de 10:30 horas
Final do resgate: às 13:30 horas, todos os sobreviventes já haviam sido resgatados.
Observações quanto ao salvamento: Muitas pessoas foram retiradas daquelas áreas de banheiros com auxílio das escadas mecânicas. As atitudes das vítimas foram variadas, muitos subiram ao telhado, outras ficaram nos andares se molhando com água das mangueiras, infelizmente 40 morreram ao pularem do alto do edifício para escapar do calor. No telhado grande parte se salvou ao abrigarem-se sob as telhas de cimento amianto, os que não fizeram isso