Escopo
Para fazer o desligamento da unidade e dar a baixa da hipoteca existente, é necessário que emita e assine o Termo de Quitação, após o pagamento do valor de desligamento o VMD - Valor Mínimo de Desligamento.
Para solicitar o VMD:
1º passo
Para solicitar o valor de desligamento da unidade informe neste email: ficha financeira (saldo devedor da unidade) nome do cliente número da unidade do Bloco e da vaga empreendimento/ edifício
2º passo
O Itaú enviará a Carta de VMD constando o valor do desligamento da unidade e um pedido de autorização para o débito do valor na conta da construtora/incorporadora.
3º passo
Autorize o débito e envie uma cópia digitalizada da matrícula da unidade a ser liberada.
4º passo
O prazo para emissão do Termo de Quitação é de 02 dias úteis, caso não haja nenhuma pendência.
Atenção!
Observe a data limite para o pagamento do boleto do valor financiado e do valor de desligamento da unidade informado. Passada esta data, haverá necessidade de atualizar os valores.
Como desligar as unidades
Para os casos em que a hipoteca é desligada com o financiamento da unidade em outro banco, o processo é chamado de Interveniente Quitante. Neste caso, o dará a baixa da hipoteca após receber a tarifa e o valor de desligamento da unidade e assinando o contrato do outro banco.
Assim que for formalizado o registro da baixa da hipoteca no Cartório de Registro de Imóveis, o Itaú deixará de ter vínculo com o imóvel.
Não esqueça: o registro do contrato é de responsabilidade do outro agente financeiro.
Como solicitar o Interveniente Quitante no Itaú:
1º passo
Envie um email para solicitar o valor de desligamento da unidade informe neste email: o nome da Construtora/Incorporadora. nome do empreendimento. número da unidade/Edifício e/ou Bloco. número da vaga. saldo devedor desta unidade na construtora.
2º passo
O Itaú enviará a você:
A carta de VMD, constando o valor de desligamento da unidade.
O boleto com o