ESCOPO
Manter a transparência com os objetivos do cliente, deixando informado de todos as etapas que serão executadas de acordo com a necessidade do cliente.
Introdução
A definição de escopo se segue ao entendimento dos objetivos do projeto, dos resultados esperados e à descrição sumária do trabalho a ser realizado.
É feita na etapa de iniciação do projeto e detalhada na etapa de planejamento. Onde descreve as características do produto e o trabalho necessário para realizá-lo.
O consenso inicial sobre o escopo o projeto é estabelecido entre pessoas, organizações ou departamentos de organizações, sendo uma pessoa, empresa, o cliente, o demandante do serviço, o prestador de serviços designado ou pessoa para fazê-los.
Esse processo é necessário para explicitar a percepção do que o cliente espera do produto e o que o prestador de serviços precisa projetar produzir e entregar.
Neste exato momento todos os fatores especialmente prazos e custos, ficam expostos, para não deixar margem a para outros tipos de interpretações, embora
algumas
vezes seja necessária rever mais para frente alguns
ajustes
sobre
o
Imagem 1: Gráfico de evolução do sucesso e fracasso em projetos
produto.
No gerenciamento de projeto existem dois tipos de usos distintos:
-
Escopo do projeto: é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto,
serviços ou resultados com as características e funções especificas.
-
Escopo do produto: são as características e funções que caracterizam o produto,
serviço ou resultado.
1
Imagem 2: Demonstrando o escopo do produto e o escopo do projeto
É importante observar que o escopo do projeto está mais orientado ao esforço, enquanto o escopo do produto é mais orientado para os requisitos funcionais.
Se os requisitos não forem atendidos como descritos e se não houver o controle de mudanças efetivo de um projeto, pode-se resultar no aumento do escopo ou das exigências.
O PMBOK