Questionário Fundamentos VI
Professora: Reivan Marinho
1- Explicite como as três esferas ontológicas se articulam e no que elas se distinguem?
A esfera inorgânica caracteriza-se pela matéria inanimada, ou seja, aquela matéria que não possui vida, que não se reproduz, ao contrário da esfera orgânica que engloba a vida biológica, aquela que é capaz de se reproduzir. A esfera social, por sua vez, diz respeito à matéria humana e se diferencia das outras duas esferas uma vez que estas são regidas por leis naturais e o que fundamenta o ser social é a incessante criação do novo, a transformação da natureza, o trabalho (que não é o mesmo que o das esferas naturais uma vez que o ser social tem a capacidade de projetar a ação e seu resultado previamente na consciência antes de colocá-los em prática). O movimento de passagem de uma esfera para outra é denominada por Marx de salto ontológico, uma ruptura do ser é anterior para um novo ser.
2- O que é trabalho? Ele está presente em qualquer formação sócio-histórica?
O trabalho é o processo de produção da base material essencial à vida humana através da transformação da natureza. É a realização do trabalho, o transformar da natureza que caracteriza o ser social e é a capacidade de preceder essa ação na consciência que o diferencia da natureza. Em qualquer formação sócio-histórica o trabalho está presente uma vez que este é o ato fundante do ser social e é através dele que o homem transforma a si mesmo e a sociedade.
3- O que é previa-ideação/por-teleológico?
Previa-ideação é o pensamento que antecede, que formula a ação e é mediada pela consciência humana. Em suma, é a construção prévia na consciência da ação e de seus resultados para, posteriormente, ser objetivada e colocada em prática pelo ser social. É a capacidade da previa-ideação que diferencia essencialmente o homem da natureza.
Danielle Oliveira – 6º período – Serviço Social - Matutino