Ontologias
1 INTRODUÇÃO
O computador é uma ferramenta indispensável para o trabalho nos dias de hoje, cada vez são criadas novas páginas na internet, tornando assim cada vez mais demorado o acesso a informação nos sites de busca. Devido ao acumulo de dados na internet, ao longo dos anos vem sendo pesquisados novas formas de reorganização, para que esses dados nos sejam apresentados de forma clara e específica, mostrando sua forma concreta na qual realmente estamos interessados, sem rodeios, mostrando significado real do que pesquisamos, uma palavra pode ser entendida na sua forma correta pelo ser humano, mas para a máquina pode ter vários sentidos, assim busca-se cada vez mais fazer com que a máquina compreenda e busque o verdadeiro sentido daquilo que pesquisamos nela.
Ontologia é uma técnica de organização de dados que nos últimos anos tem recebido uma atenção especial principalmente na área de sistema de informação e inteligência artificial, criada por especialistas, tem sua estrutura baseada na descrição de conceitos e de relacionamentos semânticos entre elas, as ontologias geram uma específica formal e explícita de conceito compartilhado. Ontologias existem devido à promessa do compartilhamento do saber, do conhecimento que possa ser entendido entre homem e máquina, pessoas e computadores, para o domínio do conhecimento compartilhando.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Definições
A palavra Ontologia possui vários significados, mas para entender melhor sua importante utilidade na Web Semântica, veremos seu significado na Filosofia como uma disciplina e sua definição feita por Gruber.
Na Filosofia, como disciplina, Ontologia tem como objetivo o fornecimento de sistemas de categorização para organizar a realidade (BREITMAN, 2006. p. 30).
Segundo Gruber, Ontologia é uma especificação formal e explícita de uma conceitualização compartilhada. Onde conceitualização representa um modelo abstrato de algum fenômeno que identifica os conceitos