Edgar willems
Edgar Willems (nascido em 13 outubro de 1890, em Liège, na província de Limburgo, na Bélgica, e morreu 18 de junho de 1978, em Genebra) é um artista, um músico autodidata, e acima de tudo, um professor de música, famoso por ser originalmente um método de educação musical. A concepção “Willemsiana" não parte da matéria, nem dos instrumentos, mas sim dos princípios de vida que unem a música e o ser humano, dando grande importância àquilo que a natureza nos concedeu a todos: o movimento e a voz. “Os instrumentos são um meio ao serviço da música”
A metodologia Willems respeita as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança e apresenta uma linha de trabalho que vai do simples para o complexo, do concreto para o abstrato.
Com um rico material que permite trabalhar o ouvido musical e com toda a obra disponível à sensibilização e preparação do educador musical, a pedagogia Willems desenvolve a criança no seu triplo aspecto sensorial, afetivo e mental através dos elementos ritmo, melodia e harmonia.
Com certeza o objetivo do grande educador é realizar uma educação humana através da música; tornar nossas crianças, nossos jovens alunos, pessoas mais dinâmicas, mais sensíveis, mais inteligentes, mais criadoras e mais felizes!
“Willems, através de sua metodologia, faz da música uma matéria cativante, fazendo com que a afetividade, seja uma ferramentas de aprendizagem”
Método:
Não se limitar a fazer uma série de exercícios exteriores e superficiais, mas sim a realizar um trabalho no qual, através dos diferentes ritmos, melodias, harmonia primitiva, clássica ou moderna, canto, canções e movimentos corporais, seja capaz de criar momentos vitais, nos quais todas as suas faculdades e as dos seus alunos possam ser expressas, compartilhadas e harmonizadas.
A união que tiver e que cultivar continuamente dentro de si mesmo com as leis que regem a vida e a música, o seu exemplo, a sua qualidade